atendimento digital Inovação Robbu

Entendendo seu público com a ajuda da Invenio

“Quero impactar meu cliente”. Provavelmente esta é a máxima que você, empreendedor tem repetido nos últimos anos. Ou que você, gestor, tem ouvido em constantes reuniões com sua diretoria.

A oferta de produtos e serviços têm sido cada vez maior. Destacar-se frente a concorrência é uma tarefa contínua e árdua, isto porque não encaramos apenas o volume de players, mas sim profissionais habilitados e capacitados, com estratégias inovadoras de comunicação.

A afirmação então volta, agora em tom de pergunta: Como faço para impactar meu cliente?

  • Tire seu PDCA da gaveta

Muitos podem já ser familiarizados com a ferramenta PDCA (Plan, Do, Check, Act). Caso você precise de mais informações sobre, recomendo a leitura deste artigo.

O PDCA, em conjunto com uma plataforma de gestão digital como a Invenio, pode cortar os caminhos para que você compreenda como seu cliente se comporta e como ele responde aos mais diversos estímulos.

Você já saiu de um filme no cinema arrependido de ter pago o ingresso, mas viu que o casal que assistia ao seu lado não para de comentar extasiado sobre o que acabaram de assistir? A interpretação de um conteúdo ou peça é individual. O que faz sentido para você, pode não fazer para os demais. Opiniões são pessoais – e individuais. Tentar fazer a comunicação em massa tende à generalização. E quando há generalização, dificilmente existe o impacto.

Fechando este breve parêntese, concluímos que para que seu cliente seja impactado, a comunicação precisa ser o mais pessoal possível. Somente assim é possível criar um vínculo entre produto/serviço e o público. Sendo assim, a primeira dica é: segmente seu público.

Esta segmentação pode ser simples (masculino x feminino; adolescentes x adultos; paulistas x cariocas), ou pode ser complexa (homens de 18 a 23 anos, residentes da zona sul paulista, com renda mensal aproximada de R$ 5.000, solteiros e leitores do valor econômico…). Se tiver confuso sobre por onde começar, siga com um passo de cada vez. Comece com os modelos simples e vá incrementando com o resultado das pesquisas.

Com estes grupos definidos, é chegada a hora de elaborar os materiais que serão encaminhados para eles. Estamos falando aqui de comunicação massificada (WhatsApp, SMS, E-mail). Produza conteúdos aderentes ao seu público, e abuse de testes AB.

Assim que sua estratégia estiver pronta, a Invenio entrará em cena. Você poderá programar todos estes envios na própria plataforma, agendando horário de disparo, frequência de envios e até mesmo se você quer excluir clientes que já estejam em contato com seu time de atendimento.

Lembra que falamos do PDCA? Aqui você já planejou (plan) e executou (do). Chegou o momento de checar os resultados (check). A Invenio trás resultados apurados e individuais para cada uma das ações disparadas. Com isso fica fácil comparar resultados e ver quais ações possuíram a maior assertividade, retroalimentando o sistema (act), aumentando efetividade e reduzindo custos. Terminado o ciclo do PDCA, é hora de recomeçar. Um novo planejamento – com base nos resultados obtidos, novas ações, novos resultados e novos ajustes. Seguindo por este simples fluxo você terá ações cada vez mais assertivas, e refinará seu conhecimento de seus nichos com extrema precisão, fazendo com que agora sim, seja possível, impactar seu cliente.

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