atendimento digital Chatbots

Como a comunicação pode aumentar seu faturamento?

Você sabia que a comunicação pode aumentar seu faturamento? Ou que 88% dos novos negócios são fechados via comunicação digital?

Quando queremos passar alguma mensagem, não nos preocupamos com a forma de transmissão, muito menos como ela será recebida por nosso espectador. Entretanto, uma mensagem passada com clareza, tende a ser melhor compreendida. Quando o canal de comunicação utilizado é adequado ao espectador, a informação é absorvida com maior facilidade.

Desta forma listamos abaixo três pontos importantes que devem ser analisados para melhorar sua comunicação no trabalho, tanto com sua equipe interna, quanto com seu consumidor.

  • Empatia

Muitas vezes explicada como “O ato de compreender a situação de outra pessoa”. A empatia deve ser sua aliada no que diz respeito à comunicação com o cliente.

Compreender de fato a necessidade de seu consumidor não é uma tarefa tão simples quanto parece. Se dispor a ouvir (ou ler) o que ele está dizendo e estar atento aos detalhes é o passo inicial para uma comunicação adequada.

Com um briefing apurado, você passa a conhecer melhor seu cliente, principalmente sua rotina e seus principais canais de comunicação. Desta forma, é possível oferecer o produto correto, no momento ideal, por um valor justo.

  • Agilidade

Um fator que deve ser levado em consideração é o tempo de resposta. Todo cliente deseja ser atendido rapidamente, ou melhor, deseja que seu problema seja solucionado mais depressa. Se um cliente aguarda em uma fila, seja ela telefônica ou digital, para ser atendido por mais de 5 min, as chances dele desistir e procurar alternativas são grandes. E convenhamos, perder um potencial cliente por conta disto afeta diretamente seu bolso.

Por isso, quando falamos de atendimento digital, por exemplo, muitas empresas investem em chatbots (sistemas automatizados de conversação). Desta forma, o cliente pode sanar dúvidas diretamente com um bot, sem precisar esperar por um atendimento humano.

É crucial ser rápido e assertivo com seu consumidor. Com uma comunicação clara e objetiva, o volume de interações cresce e, consequentemente, o seu faturamento. Afinal, tempo é dinheiro.

  • Retrabalho

Não podemos nos esquecer do trabalho em grupo. Toda equipe precisa estar bem alinhada para que o trabalho possa fluir com naturalidade. Por isso destacamos a importância de uma boa comunicação interna.

Quando não existe uma comunicação clara entre equipes, há grande chance um trabalho ser feito duas vezes por pessoas diferentes. O impacto direto disso ocorre em:

  • Perda de produtividade: afinal, sua equipe tem a necessidade de focar em tarefas teoricamente já conclusas, em vez de aceitar novas demandas;
  • Custo: o retrabalho faz com que seus recursos direcionem energia pelas quais são remunerados em tarefas desnecessárias;
  • Insatisfação do cliente: pois foram necessárias duas ou mais interações para enfim sanar o problema do cliente.

Dessa forma, podemos explorar estes três pilares para maximizar o faturamento de seu negócio. Lembre-se, boa comunicação auxilia a compreender os principais pontos críticos que impedem o fluxo de trabalho de sua empresa.

A comunicação, quando bem feita, informa e também aumenta sua credibilidade frente a seu público.

Como é a comunicação de sua empresa? Conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s