atendimento digital

3 benefícios da negociação digital

Você já entrou em contato com uma empresa e ficou horas em uma fila de espera? Ou pior, quando foi atendido a ligação caiu?

Pois é, este cenário ainda existe e talvez por isso os canais de atendimento digital sejam os mais procurados no mercado. Hoje em dia o número de ligações entre empresa e consumidor diminuiu drasticamente. Isso deve-se ao fato de que, um canal de atendimento digital, é mais prático e mais eficaz.

Para o consumidor, esperar numa fila de atendimento digital não o impede de fazer outras coisas enquanto aguarda. E, para o atendente, é possível estar atento a mais de uma conversa simultaneamente.

Diante deste cenário mercadológico, listamos abaixo 3 benefícios de se realizar uma negociação digital, são eles:

– Redução de Custo

Para um cliente, realizar uma negociação via whatsapp, email, chat ou mesmo sms, existe um custo relativamente inferior ao de uma ligação telefônica. Ainda que algumas operadoras e telefonia móvel tenham planos com minutos infinitos, existe um custo impagável neste fluxo: o tempo de espera. Não se preocupe, falaremos sobre isso mais abaixo.

Por outro lado, para uma empresa, existe um custo operacional muito grande envolvido em uma operação telefônica. Falamos aqui de PA’s (Pontos de Atendimento), onde é necessário incluir como custo tudo que é utilizado para um atendimento, desde a linha telefônica, sistemas de consulta, energia elétrica, até o salário do colaborador que a ocupa. Isso sem contar os números 0800 dos quais os custos com as ligações ficam totalmente por conta da empresa. 

– Tempo de Espera

Quem acredita sempre alcança… essa frase se imortalizou na canção de Renato Russo, e sem dúvidas é uma verdade em nosso cotidiano. Já citado anteriormente, o tempo de espera é um ponto importante de ser analisado no âmbito operacional de uma empresa. Afinal, de um lado da linha temos a empresa, que deseja ser mais rápida e eficaz em suas tratativas, por outro, o cliente, que não gosta de ficar esperando para ser atendido. 

Neste cenário o tempo de espera é um indicador poderoso. Ele é capaz de mensurar a eficiência de um atendimento, analisando a quantidade de negociações/atendimentos e o tempo em que são solucionados.

– Assertividade

Em uma ligação telefônica, a mensagem transmitida pode conter ruídos e interferências indesejáveis. Fora o fato de que o atendente precisa ter boa dicção para transmitir sua informação com clareza.

Uma vantagem inegável do atendimento digital, sem dúvidas, é a transparência das informações. Em todos os canais digitais disponíveis é possível obter um histórico por escrito de tudo que foi negociado naquele canal. Desta forma, tanto o cliente quanto a empresa, têm seu respaldo para qualquer eventualidade.

Por fim…

Também é válido ressaltar que, uma empresa, não precisa dispor de muito espaço físico para ter um atendimento digital e, uma PA Digital, pode atender vários canais como whatsapp, chat e email ao mesmo tempo. Desta forma, a Negociação Online se torna uma aliada importante, ou mlehor dizendo, uma ferramenta produtiva e menos onerosa para tanto para clientes quanto credores.

E você, já passou por alguma experiência de atendimento digital? Compartilhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s