Robbu

Como ser mais proativo?

Antes de abordarmos este assunto, sugerimos que responda a seguinte pergunta: o que é proatividade?

No conceito literal, proatividade significa: “o comportamento de antecipação e responsabilidade sobre determinada ação, escolha ou resolução de um desafio.”

Desta forma ser uma pessoa proativa significa estar à frente de uma situação e, consequentemente, estar preparado para solucioná-la. Ainda assim, mesmo que você se descreva como uma pessoa proativa, é necessário analisar certas atitudes para se chegar a esta conclusão. Ainda que a responsabilidade seja um ponto importante e obrigatório no processo da proatividade, é preciso entender que uma tarefa precisa ser, acima de tudo, eficaz.

Mas então o que significa ser uma pessoa proativa? Por que eu preciso ser mais proativo?

A resposta é simples, os benefícios são muito valiosos!

Abaixo listamos alguns passos que vão com certeza lhe ajudar a ser uma pessoa mais proativa, seja no trabalho ou na vida pessoal. Confira!

Prioridade

Aprenda a definir o que é prioridade em suas atividades. Dividir tarefas por tempo de execução e urgência, lhe permite saber qual tarefa possui maior impacto e, consequentemente, qual tarefa é prioridade neste processo como um todo.

Já ouviu falar na matriz GUT? Ela pode te ajudar nesse processo pois correlaciona a prioridade através de uma equação matemática entre gravidade, urgência e tendência, dessa forma:

Importância = G x U x T

Onde a Gravidade é o fator de impacto financeiro ou outro de maior risco dependendo dos seus objetivos. Urgência é o fator tempo, ou seja, para quando a tarefa deverá ser concluída. E a Tendência é o padrão de desenvolvimento, desta forma, o que pode acontecer ou o potencial crescimento do problema. Saiba mais sobre a matriz GUT e como aplicá-la no seu dia a dia neste artigo aqui.

Seja proativo, não reativo

Se você deseja se tornar uma pessoa mais proativa precisa entender a diferença entre fazer e esperar para fazer. Pessoas proativas sempre estão um passo à frente e não ficam aguardando alguém dar ordem ou pedir para executar uma determinada tarefa. Elas tomam iniciativa em suas próprias ações.

Agir desta maneira é ser positivo consigo mesmo, principalmente quando se está preparado para isso. Quanto maior seu conhecimento e experiência, maior a chance de concluir um processo com excelência.

Seja Organizado

Acima de tudo, ser organizado é essencial por dois motivos: rapidez e praticidade. A organização pode ser aplicada em qualquer lugar, seja nas tarefas do dia, no espaço de trabalho ou até mesmo em nossos pensamentos. Pensar com clareza aumenta em potencial sua capacidade de compreensão e ter um espaço organizado auxilia nesse processo.

Agendas, calendários, infográficos, listas, cronogramas, essas e outras ferramentas são fundamentais na vida de uma pessoa organizada. Todas elas possibilitam mais agilidade em qualquer tarefa.

Antecipe Problemas

Não é preciso ser um mestre dos magos para prever uma situação, existem situações em nosso dia a dia em que é possível antecipar um problema e se preparar para resolvê-lo. Analise as necessidades e o que é preciso ser feito (ou poderia ter sido planejado anteriormente) para minimizar problemas, quem sabe até mesmo solucioná-los.

Isso desenvolve a capacidade de estar atento e preparado para situações mais difíceis. Uma pessoa proativa está sempre preparada caso algo saia fora dos conformes.

Então já sabe… não deixe que os problemas aconteçam se você pode prever e reverter esta situação.

Invente Soluções

É muito fácil culpar alguém ou um departamento todo se alguma coisa der errado, mas encontrar uma solução de prontidão para o problema, nem sempre é a primeira opção que vem à nossa mente. Por isso foque na solução do problema. Uma pessoa proativa se concentra em possíveis soluções para uma situação.

Pense de maneira positiva, faça anotações, armazene ideias, observe e absorva tudo que acontece próximo de você.

________________________________________________________________________

Então…

Ser proativo possui inúmeros benefícios e impacta diretamente em nossa vida pessoal e profissional. Não à toa que as empresas sempre buscam por profissionais que tenham esta característica.

Afinal, quem não deseja ter em sua equipe uma pessoa que reconhece suas responsabilidades e toma atitudes para trazerem novas soluções. A proatividade é uma habilidade que pode (e deve) ser trabalhada constantemente.

E você, o que faz para ser mais proativo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s