Chatbots

Chatbots: O que são e como utilizar?

Sem dúvidas Chatbot é a febre do momento para o universo digital da comunicação, entretanto muitos ainda não sabem o que significa ou o que faz um Chatbot. No entanto, se relacionarmos as palavras Chat (sistema de comunicação online) e Bot (robô) temos um composto interessante.

Sem dúvidas Chatbot é um dos assuntos mais recorrentes no cenário da comunicação moderna para o universo digital, entretanto muitos ainda não sabem o que significa ou o que faz um Chatbot. No entanto, se relacionarmos as palavras Chat (sistema de comunicação online) e Bot (robô) temos um composto interessante.

Então um Chatbot é um robô online que se comunica com as pessoas? De maneira resumida, sim! Mas não é só isso, as funcionalidades de um Chatbot podem ser surpreendentes.

Mas então o que é um Chatbot?

Chatbots são robôs que fornecem um sistema de respostas automáticas. São programados para oferecer respostas prontas (personalizáveis), tirar dúvidas e até mesmo fazer perguntas. Tudo depende do grau de complexidade da aplicação e da qualidade do sistema utilizado.

Dos mais simples, que respondem em sistemas de opções (a, b, c,1, 2, 3), aos mais complexos que podem ter uma conversa fluente, os Chatbots respondem de acordo com os termos, palavras e frases ditas ou escritas. É válido também ressaltar aqueles mais evoluídos com machine learning, ou seja, com a capacidade de aprender e se adaptar a contextos múltiplos sem nenhuma intervenção humana.

Onde pode ser utilizado?

  • Atendimento

Um bot pode funcionar perfeitamente como um suporte para tirar dúvidas dos clientes. Além de funcionar 24h por dia, ele é útil para dúvidas frequentes ou mesmo resolver problemas mais simples dos quais não é necessário um atendente online naquele momento. Com o bot é possível deixar avisos como por exemplo informar o horário de funcionamento do estabelecimento entre outras diversas alternativas possíveis.

  • Vendas

Sim, os bots já realizam vendas, e muitas!

É muito comum empresas de e-commerce utilizarem chatbots no pré-vendas para solucionar dúvidas, informar preços e promoções entre outras tarefas. Já no pós-vendas o robô é utilizado no acompanhamento da entrega do pedido e em casos mais detalhados, para entender o nível de satisfação do cliente.

  • Recrutamento e Seleção

Se sua empresa recebe milhares de emails com currículos e você não tem tempo de visualizar tamanha demanda, um bot pode ser a solução. Isso porque é possível realizar o questionário prévio dos candidatos, o que permite criar um nível mínimo de aceitação dos currículos. Ou seja, se um candidato atingir um nível X com suas respostas ele será chamado para entrevista, do contrário o próprio bot já informa sua eliminação no ato.

  • Agendamentos

Já procurou hotel na internet? Essa pergunta lhe parece familiar? Pois bem, nosso robô também é muito utilizado em sites de hospedagens e viagens, afinal ele é útil em questões de agendamento seja para quartos de hotéis, cruzeiros e passagens aéreas.

Como se não bastasse, um chatbot pode ser usado no ramo hospitalar também, no que diz respeito a agendamento de consultas médicas, solicitação de exames ou retorno do paciente com data, horário e local específico.

Para finalizar…

Um dos maiores medos das empresa antes de adquirir um serviço de Chatbot, é de que o cliente fique incomodado com um atendimento robótico e possivelmente “travado”. Mas isso na maioria das vezes acaba sendo um grande mito. Hoje em dia com o avanço da tecnologia, os bots estão cada vez mais “humanizados”, fazendo com que muitas pessoas não identifiquem ou se surpreendam quando descobrem que estavam falando com um robô.

Se você for contratar o serviço de bot, entenda que o ponto principal é identificar a necessidade de ter um atendimento digital na estrutura da empresa. Os benefícios podem ser imensos, porém o custo também. Então antes de mais nada analise a demanda de sua empresa e a real necessidade de realizar este investimento. Nós aqui na Robbu disponibilizamos o uso de nosso Chatbot por 7 dias grátis, para que você tenha uma experiência completa. Faça um teste agora mesmo e veja sua demanda de atendimento diminuir consideravelmente.

E você? Já passou pelo atendimento de um Chatbot? Conte para nós como foi sua experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s