Chatbots: o que são e quais as vantagens de utilizá-los

Os chatbots são softwares que utilizam a inteligência artificial para imitar a fala humana e podem conversar com usuários de Facebook, Instagram e WhatsApp. Eles se popularizaram nos últimos anos porque muitas empresas adotaram o uso para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, agilizar a consulta de pagamentos e responder dúvidas frequentes.

Cada vez mais, esses programas estão se aperfeiçoando de tal forma que, quem se comunica com estes robôs acaba “esquecendo” que não está falando com um ser humano.

Os bots são configurados de acordo com o que a empresa deseja, geralmente de acordo com o seu perfil, e seguem um script repetitivo, linear, segmentado e previsível. Desta forma, tarefas repetitivas e burocráticas podem ser automatizadas, trazendo diversas vantagens para as corporações que os utilizam.

VANTAGENS DE UTILIZAR CHATBOTS

Estes softwares oferecem diversos benefícios, como a redução de custos, já que atendem demandas no lugar de humanos. Ou seja, a necessidade de funcionários é menor.

Comunicar-se com o cliente também torna-se mais fácil, porque o consumidor, geralmente, prefere usar um canal que já conheça, como uma rede social (Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp, entre outros).

Além disso, os bots estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo responder diversas pessoas ao mesmo tempo, impedindo que uma fila de espera seja criada.

Por serem interativos, dinâmicos e ágeis, podem proporcionar uma ótima e única qualidade de atendimento, que o ser humano nem sempre pode oferecer.

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