6 Principais canais de comunicação entre empresas e consumidores.

A baixo listamos para você os principais canais de comunicação entre empresas e consumidores.

Para cada tipo de negocio, a relevância dos canais mudam, algumas utilizam mais o WhatsApp outras o Telefone, por isso é necessário conhecer o perfil do seu consumidor.

  • WhatsApp

Com cerca de 120 milhões de usuários ativos no Brasil se torna uma peça chave de comunicação, afinal qual empresa hoje não utiliza o WhatsApp para comunicação interna ou para atender o cliente?

Muitas vezes este canal poderoso é utilizado de forma decentralizada pelos colaboradores da empresa, tornando frustrante a expriencia do cliente.

Empresas como a Positus pode te ajudar com isso.

  • Chat

O Canal com uma das maiores taxas de conversão em minha opinião, embora muitas vezes esquecido, é o primeiro canal de comunicação quando um consumidor precisa procurar sua empresa.

Cuidado, sua equipe precisar estar preparada, o atendimento deve ser instantâneo, seja por chatbots ou por humano.

Não deixe o seu cliente sem atendimento isso trará uma grande frustração, normalmente o consumidor procura o canal de chat antes de procurar o seu SAC ou até mesmo realizar uma exposição no Reclame Aqui.

  • Email

A principal regra é: Evite envio de SPAM, não seja invasivo.

Conseguir leads com qualidade é algo complicado, agora perder o lead após isso é um desperdício.  O e-mail ainda é utilizado por grande parte da população mundial e você pode contar com ele também. Procure entender um pouco mais sobre as melhores praticam para impactar seus clientes, muitos consumidores bloqueiam ou reportam como spam o seu domínio devido a quantidade de mensagens sem relevância recebida.

  • Facebook Messenger

Muitas vezes o Chat  é substituido pelo FB Messenger devido a sua facilitade de integração, algumas empresas utilizam como um canal segundario. No Brasil este canal segue atras do WhatsApp porém ainda existem consumidores que preferem se comunicar por ele.

Você não vai deixar este canal de fora.

  • SMS

No Brasil o SMS esta sendo utilizado para envio de notificação em massa, mas confesso que não me cativa. No meu caso as notificações de SMS estão desativas devido ao grande volume que recebo de mensagens, mas acredite, muitas pessoas ainda gostam de receber esse tipo de lembrete.

Para as empresas é uma alternativa barata se comparado com o envio de WhatsApp Oficial.

O SMS tem regras menos regidas e por isso permite que sua empresa seja mais invasiva, mas será que isso é legal para relação da sua empresa com o seu cliente?

  • Telefone

Quem não gosta de ser bem atendido pelo telefone e ter o seu problema solucionado rapidamente?

Os canais de atendimento por telefone ainda são os preferidos para grande parte dos consumidores, isso quando o problema pode ser solucionado na hora.

Muitas centrais de atendimento iniciam o atendimento por um canal e transferem o cliente para o canal mais apropriado, esta jornada estreita a relação com a marca.

Veja como sua empresa pode se conectar com todos os canais de forma rápida e simples:

A Plataforma da Robbu, conhecida como Invenio integra hoje 9 canais de comunicação, deixando o seu cliente confortável para escolher no momento certo por qual canal ele gostaria de falar. O histórico é unificado proporcionado uma jornada única independente do canal que o cliente escolher.

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