Como a história do mundo está sendo revolucionada com a comunicação digital?

Um ensaio sobre a evolução da troca de mensagens como elemento da comunicação para a transação comercial bidirecional.

Antes de falarmos de tecnologia, que tal relembrarmos a história da comunicação no nosso planeta Terra?

As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas, há mais de 2.000 anos a.C.

Milênios, séculos, anos e muitas horas de trabalho árduo depois, caminhando com a evolução e inovação tecnológica, a comunicação se tornou digital e comum para todos.

Diariamente mais de 3 bilhões de pessoas e empresas emitem mensagens em diferentes formatos e com diferentes tecnologias, como serviços de e-mails, aplicativos de chat em real-time, redes sociais, compartilhamento de fotos, vídeos, eventos online, videoconferências, entre outras.

E a revolução não para! Especialmente, neste período atual e crítico que enfrentamos com a pandemia global (COVID-19), que forçou as empresas a evoluírem digitalmente em semanas, o que levariam anos par evoluírem. Pois é, o home-office veio para ficar e os empreendedores e donos de negócios tiveram que se adaptar!

Já dizia o naturalista britânico:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Charles Darwin

Em 2009, o WhatsApp foi oficialmente lançado no Brasil e poucos anos depois se tornou o aplicativo mais popular do mundo com mais de 1,5 bilhão de usuários, é mole?

O legal disso tudo, para nós, aqui do Grupo Robbu, é que com a aproximação, o relacionamento e a parceria global que conquistamos com o Facebook Inc. por meio da Positus Tecnologia, nós nos lançamos no mercado como provedores da API do WhatsApp Business, do Brasil para o mundo, e ajudamos muitas empresas a atenderem seus clientes de forma ativa/receptiva, usando, também, este canal que é um dos mais utilizados e queridos pelas pessoas.

É a partir daqui que começa a fazer mais sentido o título deste post…

As empresas perceberam que, com a transformação cultural da sociedade, das pessoas fazendo uso da comunicação digital em diferentes canais e formatos, deveriam se adaptar para também atender aos seus clientes e público interessado, com a troca de mensagens por meio das ferramentas digitais disponíveis, com o objetivo de solucionar dúvidas, problemas, suporte, entre outros cenários de atendimento mais simples.

O tempo passou, a necessidade das empresas em aumentar a produtividade cresceu e, foi então que, a utilização de automações inteligentes no atendimento, com o uso de chatbots, resolveu este problema.

Consequentemente, grande parte das necessidades dos clientes foram e são resolvidas com poucas interações automatizadas. O atendimento continua evoluindo e transcendendo, de uma simples troca de mensagens humanas ou automáticas, para a implementação de transações comerciais complexas e completas, de forma bidirecional. E, assim, atende-se de forma receptiva, gerando, por exemplo, um faturamento superior a 10 milhões de reais mensais em vendas de crédito, como foi feito por um de nossos clientes inovadores, como também atender de forma ativa, com mensagens homologadas, para informar a evolução de passos transacionais com notificações que fazem sentido e são do interesse do usuário final, por exemplo: dar as boas-vindas para um novo cliente que avançou em sua jornada após a realização de seu cadastro em algum APP ou WebSite corporativo, reportar o status de pedidos e andamento de entregas com históricos logísticos, entre outras infinitas possibilidades. 

Enfim, precisa de ajuda para também impactar o seu negócio? Conte com a gente!

Sou o Fábio Teles, Gerente Sênior de Operações aqui do Grupo Robbu =)

Foto do perfil de Fábio Teles

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